sábado, 6 de novembro de 2010

CLÁSSICO DO CINEMA RODADO EM CRUZ ALTA

  Em 1971 veio à público a notícia de que a Empresa "Projeto Cinema" viria para Cruz Alta, acompanhada de uma equipe de atores "globais", para gravar em algumas locações da redondeza. De fato, havia alguns anos (desde a época da famosa Companhia Vera Cruz) que a empresa batalhava para tirar do papel  a adaptação da 1ª parte do "Continente" de Erico Verissimo. 
  Como diria o próprio diretor da película, Durval Garcia: "Que lugar no mundo melhor para gravar Ana Terra, senão a cidade que inspirou "Santa Fé" e onde nasceu o próprio escritor Erico Verissimo?".
  Dito e feito. 
Para surpresa dos descrentes, estranheza dos mais xucros, e regozijo dos fãs da teledramaturgia brasileira, diversos ônibus da equipe chegaram para se instalar por aqui, carregando parafernálias e trambolhos que muitos cruz-altenses, no ápice de seu laconismo,  diziam: "Isso serve pra fazê filme". 
  Enquanto os mais afoitos tentavam furar o bloqueio da segurança para abraçar seus ídolos, outros, mais sortudos, conseguiram a chance de fazer uma "pontinha" no filme como figurante.
  Dizem - veja bem - dizem - que alguns abelhudos, que  observavam as cenas ao longe, chegaram a correr de medo, outros  passaram mal, ao testemunharem cenas de tiroteio, pois acreditavam que nos filmes, os mocinhos e bandidos morriam de verdade. Ora, macacos me mordam, Batman... "Gente grande é tão inocente, né?"

Ana Terra estaria segurando o famoso punhal de prata?
  A família Terra amparando o índio Pedro Missioneiro
  O elenco contava com a bela Rossana Ghessa (Ana Terra), Geraldo Fel Rey (Pedro Missioneiro), Pereira Dias (Manuel Terra), Vânia Elisabeth (Henriqueta), Naide Ribas (Antônio), Antônio Augusto fernandes (Horácio) e Rejane Schumann (Eulália).
  O filme foi lançado em 1971, sendo bem aceito pela crítica e público. A protagonista Rossana Ghessa chegou a ser premiada no Festival de Cinema de Nápoles, como melhor atriz, e o filme recebeu a Placa de Ouro do Júri, em 1972.

4 comentários:

  1. Eu era adolecente, tinha pouco mais do l5 anos, e me lebro das filmagens e depois passou nos cinemas daqui de cruz alta. era um orgulho pra nossa cidade, e agora fazem numa outra cidade que não tem nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu pai fomos figurantes desse filme ... Sou orgulhosa disso.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir