quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cruz-Altenses Ilustres

Heitor Annes Dias

   Nasceu em 19 de julho de 1884. Foi um médico brasileiro, patrono do Instituto de Nutrição localizado no Bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.    Foi deputado à Constituinte, exercendo clínica e lecionando no RJ, onde escreveu seus primeiros livros. Oriundo de antiga e distinta família, desde cedo revelou amor ao estudo e profundo sentimento religioso, conquistando a estima de todos em sua volta. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1943.




Dr. Lucídio Ramos
Nasceu em 15 de abril de 1891, filho de João Davi Ramos, que morreu em combate, na Revolução Federalista de 1893. Foi fundador do PL (Partido Libertador), que contou com ilustres como Jânio Quadros, Raul Pilla, Getúlio Vargas e Jango Vidal. Quando da Revolução de 30, colocou-se na Aliança Renovadora Nacional, ao lado de Getúlio Vargas. Na festa que fez o povo da Cruz Alta pela eleição de Getúlio, foi escolhido como orador oficial e saudou o presidente de uma das sacadas da prefeitura. 

Pacífico Dias da Fonseca

Nasceu em 22 de novembro de 1893. Foi comerciante, alfaiate e prefeito municipal. Tornou-se conhecido por dois feitos: por calçar e remodelar as ruas da cidade e  promover a união das famílias Civil e Militar na sociedade, estremecida desde 3 de fevereiro de 1913 pelo horrendo episódio chamado “CARNAVAL SANGRENTO”, deflagrado  por um político e um militar indigno. Faleceu na manhã de 12 de março de 1945.


2 comentários:

  1. Conta o "causo " do CARNAVAL SANGRENTO, quero ver se realmente o militar foi o indigno. O outro era político e essa raça, sei lá viu ..?

    Foi um duelo pelos olhares de uma dama ? Minha imaginação está acelerada. Já fiquei pensando em Euclides da Cunha e Dilermando de Assis.

    ResponderExcluir
  2. É complicado contar essa história com poucas palavras, Tariza. Adianto-lhe que, como naquela época a população cruz-altense era bem politizada, não foi por causa de uma dama.

    Prometemos que a próxima matéria, será sobre esse evento, que, inclusive, tem uma das versões narradas pelo próprio Erico Verissimo, que presenciou o evento.

    ResponderExcluir