sábado, 6 de novembro de 2010

CRUZ ALTA E A ORIGEM DA EXPRESSÃO "BOTAR OS PINGOS NOS IS"

O político mais influente, "Dono do Brasil" na época, Pinheiro "Fodão" Machado, nasceu em Cruz Alta, mais precisamente na Rua do Comércio, atual Rua Pinheiro Machado, na casa onde hoje encontra-se a boate "Bahamas" e a loja "Franco Giogio". na foto abaixo, vemos, da esquerda para a direita, o Cinema Ideal (o primeiro do interior do estado), o Clube Comercial (fundado em 1897) e a casa do Pinheiro "Corleone" Machado, no círculo vermelho.
Pinheiro Machado em companhia de esposa e filhos
 Já que no século XIX a vida na cidade era bucólica demais para o seu gosto, aos 15 anos de idade, sem ter video-game e internet para se entreter, deixou a calmaria de sua casa para se divertir na Guerra do Paraguai. Não parou por aí. Em 1894 deixou o senado para erguer armas mais uma vez, recrutando voluntários cruzaltenses na temida "Divisão do Norte", durante a Revolução Federalista.
Pinheiro Machado aos 15 anos, durante a Guerra do Paraguai. Foto de 1866
Quando Pinheiro chegou ao senado, mandando e desmandando no Brasil, inclusive indicando  homens à presidência "exigindo, na verdade", muitos cruz-altenses aproveitaram a deixa para rumar ao Rio de Janeiro (Sede da República na época) para pedir emprego e  favores pessoais de toda espécie, ao poderoso conterrâneo.
 Constituinte brasileira de 1891. Pinheiro no círculo verde
 Presidente da República Hermes da Fonseca (esquerda) olhando para Pinheiro Machado (direita)
Desse modo, para classificar os documentos que haveriam de ser respondidos positivamente, Pinheiro Machado costumava enviar recomendações de favores sem colocar os pingos nos "is".
Certo dia, algum homem influente, recebeu um pedido do senador e verificou a falta de pingos nos "is". Logo pensou: "Ele deve ter esquecido!", tomou a carta e foi completando os pingos. Chegando ao ministério, entregou o cartão a um graduado funcionário e o pedido foi prontamente atendido.
Mais tarde, Pinheiro Machado foi comunicado do incidente, afirmando que o pedido não deveria ter sido aceito. A partir daí, a história espalhou-se gradativamente e, até os dias de hoje, ainda se usa essa expressão. Agora vocês já sabem: se receberem documento sem os pingos nos "is", tome providência de arrumá-los imediatamente ou correrão risco de terem seus pedidos negados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário