sábado, 6 de novembro de 2010

CALÇADÃO I E II - UMA DAS INICIATIVAS MAIS CRITICADAS DE NOSSA HISTÓRIA

O Calçadão I foi inaugurado em 15 de abril de 1979
Há muito se discutia, nos anos 70, a criação de um calçadão na rua principal da cidade. O Intendente Municipal da época, Carlos Schmidt, recebeu severas críticas dos vereadores e da  população, que desaprovava quase que unanimemente. Era visível a revolta nos bairros, visto que muitos moradores da periferia não possuíam nem água e luz elétrica; e quando feito um calçamento, foram obrigados a assinar promissórias com três ou quatro meses de antecedência. Os agricultores reivindicavam por melhorias nas estradas  e os impostos municipais recebiam uma alta de mais de 500 por cento.
 Calçadão  I  - (Foto de Alfredo Roeber)
 Mesmo local nos anos 40
Fato é que houve várias altercações, protestos, passeatas, e, pasmem seus papudos - em entrevista a uma rádio local, o prefeito enervou-se ao ponto de chamar os  moradores da periferia de "pés-de-chinelos".
Apesar da resposta negativa, Schmidt não quis saber de nada: Segundo os moradores, eram quatro horas da madrugada, quando homens e máquinas da prefeitura surgiram no local, sorrateiramente, e iniciaram a retirada do asfalto sem se importar com o inconveniente e o fato de que era um sábado, feriado para os funcionários municipais.
O Vereador Dejanir Lorenzon, assim rebateu a iniciativa desleal e anti-democrática do prefeito: "O início das obras do Calçadão na calada da noite, às escondidas, mostra claramente o poder da força, da prepotência de homens que são contumazes neste tipo de atitude, como já foi feito na derrubada do Gaúcho".
Calçadão II - construído em março de 1980
O mesmo local / nevasca de 65
O Jornal Cruz Alta Urgente de 16/04/1980 fez uma enquete, onde os cruz-altenses espusseram sua revolta:
ELVINO MEDKE - RELOJOEIRO - "Não sei como uma pessoa pode ser tão mesquinha e covarde. Na calada da madrugada os covardes atacam. Quando chegamos às nossas lojas estas máquinas já estavam destruindo toda a rua".
CLEDI DOS SANTOS - FUNCIONÁRIA - "Não aprovo este Calçadão. Não é necessário. Há muito o que fazer por Cruz Alta e pelo povo. Por que estas campanhas para crianças carentes, se o prefeito pode estar gastando o dinheiro do povo em Calçadões para embelezar a cidade? O prefeito deveria respeitar a opinião pública".
ANIBAL GAIGER - RELOJOEIRO - "Nós, comerciantes, fizemos de tudo, tentamos tirar essa idéia de sua cabeça, tentamos mostrar o ponto dos comerciantes, mas o prefeito é dono da cidade. Ele se propôs a fazer este Calçadão e não houve alternativa para ele desistir da idéia. O prefeito não depende de uma quadra para realçar seu poderio, que poderia muito bem ser respeitado, mas usa de recursos do povo em algo desnecessário para a comunidade cruz-altense, haja visto as opiniões unânimes contrárias a esta obra".

É... Se querem a nossa opinião, há uma tendência em Cruz Alta de poderosos agirem pela madrugada. Era muito comum por aqui a prática de "EMPASTELAMENTO", que consistia em capangas invadirem redações de jornais e quebrar os maquínarios. Medida adotada quando algum "cachorro grande" era alvo de críticas do jornal. 
Mas não precisamos ir tão longe.  Poucos anos atrás, os vereadores se reuniram à noite para votar um projeto de fundamental importância para a nossa comunidade: AUMENTAR SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS. Dá pra acreditar nessa falta de sacanagem? 
Sem mencionar que muitos prédios históricos e seculares foram demolidos pela madrugada. Mas isso será assunto de outra matéria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário