sexta-feira, 11 de março de 2011

Como era a Cruz Alta do final do Século XIX - Parte III

ESTRUTURA COMERCIAL
A cidade contava com apenas um médico, três advogados, quatro solicitadores, dois tabeliões, dois escrivões de órfãos, possuindo 24 armazéns comerciais, 2 farmácias, 3 sapatarias, 2 alfaiatarias, 3 ferrarias, 3 ourivesárias, 2 relojoarias, 2 marcenarias, 2 selarias, 1 fotógrafo, 1 funilaria, 3 carpintarias, 4 hotéis, 2 padarias, 2 cortumes, 3 açougues e uma fábrica de cerveja e outra de sabão.

Àrea comercial de Cruz Alta em 1889 – Da esquerda para a direita – Bodega do Cel. Lúcio Annes Dias, uma relojoaria (que 5 ou 6 anos depois virou redação do Jornal Cruz Alta), uma casa de ourives, uma casa adiante era a bodega de Carlos Uflacker, depois o Escritório da Firma Irmãos Brenner, e, mais adiante, o armazém de Pedro Nolasco.  

 HOTEL FRANCÊS - SPELLET, no ano de 1888 

AO BARATILHO CARVALHO - um dos armazéns mais espaçosos e completos da região, em foto datada de 1884

Ainda sobre o comércio, pode ser considerado pastoril, porém a agricultura se desenvolvia rapidamente, também o comércio de importação e de exportação. A erva-mate constituiu o ramo de maior exportação, entretanto, a imperfeição e o mau acondicionamento contribuíram para a decadência desse produto, em determianda época. Em breve, recuperou-se, concorrendo para riqueza pública e particular.
O ramo de maior exportação do município cabia ao gado. 2/3 % das bestas que chegavam à feira de Sorocaba procediam dessa região.
Era riquíssimo para a agricultura. No século XIX produzia-se muito bem o trigo, o fumo, o milho, o feijão, a mandioca, a batata, o centeio e o arroz, que era exportado para diversos locais.


LOGRADOUROS PÚBLICOS
Para as horas de lazer, haviam 4 praças: Praça 15 de Novembro, Praça São Jacob, Praça Julio de Castilhos, Praça Independência e Praça Ipiranga. Possuía, ainda, um modesto chafariz (na nascente Panelinha) que abastecia a cidade de água potável.


PRAÇA INDEPENDÊNCIA (atual Praça Erico Verissimo) em foto de 1890


PRAÇA DA BANDEIRA - (Atual Praça do Ginásio Municipal)
PRAÇA IPIRANGA (Atual Praça General Fimino de Paula) - detalhe para a carruagem estacionada na calçada.


 
PRAÇA SÃO JACOB - Localizada no quarteirão onde, hoje, abriga o Colégio Gabriel Miranda.



PRAÇA JÚLIO DE CASTILHOS - Infelizmente, não sabemos de foto alguma do local, apenas a informação de que ela se situava onde hoje é o Colégio Margarida Pardelhas.



Continua...

2 comentários:

  1. O Cruzaltino é uma grata Surpresa.
    Parabéns!
    Cruz Alta precisa de iniciativas como essa, para que seus filhos conheçam um pouco mais da sua terra.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Litera!
    Esperamos que nos visite mais vezes!!!

    ResponderExcluir