ESTRUTURA COMERCIAL
A cidade contava com apenas um médico, três advogados, quatro solicitadores, dois tabeliões, dois escrivões de órfãos, possuindo 24 armazéns comerciais, 2 farmácias, 3 sapatarias, 2 alfaiatarias, 3 ferrarias, 3 ourivesárias, 2 relojoarias, 2 marcenarias, 2 selarias, 1 fotógrafo, 1 funilaria, 3 carpintarias, 4 hotéis, 2 padarias, 2 cortumes, 3 açougues e uma fábrica de cerveja e outra de sabão.
Àrea comercial de Cruz Alta em 1889 – Da esquerda para a direita – Bodega do Cel. Lúcio Annes Dias, uma relojoaria (que 5 ou 6 anos depois virou redação do Jornal Cruz Alta), uma casa de ourives, uma casa adiante era a bodega de Carlos Uflacker, depois o Escritório da Firma Irmãos Brenner, e, mais adiante, o armazém de Pedro Nolasco.
HOTEL FRANCÊS - SPELLET, no ano de 1888
AO BARATILHO CARVALHO - um dos armazéns mais espaçosos e completos da região, em foto datada de 1884
Ainda sobre o comércio, pode ser considerado pastoril, porém a agricultura se desenvolvia rapidamente, também o comércio de importação e de exportação. A erva-mate constituiu o ramo de maior exportação, entretanto, a imperfeição e o mau acondicionamento contribuíram para a decadência desse produto, em determianda época. Em breve, recuperou-se, concorrendo para riqueza pública e particular.
O ramo de maior exportação do município cabia ao gado. 2/3 % das bestas que chegavam à feira de Sorocaba procediam dessa região.
Era riquíssimo para a agricultura. No século XIX produzia-se muito bem o trigo, o fumo, o milho, o feijão, a mandioca, a batata, o centeio e o arroz, que era exportado para diversos locais.
LOGRADOUROS PÚBLICOS
Para as horas de lazer, haviam 4 praças: Praça 15 de Novembro, Praça São Jacob, Praça Julio de Castilhos, Praça Independência e Praça Ipiranga. Possuía, ainda, um modesto chafariz (na nascente Panelinha) que abastecia a cidade de água potável.
PRAÇA INDEPENDÊNCIA (atual Praça Erico Verissimo) em foto de 1890
PRAÇA DA BANDEIRA - (Atual Praça do Ginásio Municipal)
PRAÇA IPIRANGA (Atual Praça General Fimino de Paula) - detalhe para a carruagem estacionada na calçada.
PRAÇA SÃO JACOB - Localizada no quarteirão onde, hoje, abriga o Colégio Gabriel Miranda.
PRAÇA JÚLIO DE CASTILHOS - Infelizmente, não sabemos de foto alguma do local, apenas a informação de que ela se situava onde hoje é o Colégio Margarida Pardelhas.
Continua...
O Cruzaltino é uma grata Surpresa.
ResponderExcluirParabéns!
Cruz Alta precisa de iniciativas como essa, para que seus filhos conheçam um pouco mais da sua terra.
Obrigado, Litera!
ResponderExcluirEsperamos que nos visite mais vezes!!!