Em um passado não muito distante, Cruz Alta sustentava a alcunha de "A pequena Paris", devido a sua arquitetura neo-clássica, inspirada na "belle epoque" francesa. Apelido um pouco exagerado, mas como podemos comprovar nessa belíssima foto da Rua do Comércio, nos anos 20, a cidade realmente parecia possuir uma áurea clássica e romântica. Parece até cenário de filme, não?
CURIOSIDADE:
O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
COSTUMAVA VIR PARA CRUZ ALTA VISITAR UM AMIGO
Como comprova a foto, o Presidente Americano THEODORO ROOSEVELT fez várias visitas ao Brasil, para aprender sobre sua fauna e flora (pelo menos essa é a versão oficial). O que pouca gente sabe é que, entre essas viagens, esse governante e estancieiro fez, até onde sabemos, pelo menos duas visitas na surdina (1904 e 1950), desviando seu roteiro para "dar uma banda" em Cruz Alta.
E PASMEM, SEUS PAPUDOS, AO SABER O MOTIVO: "Para conhecer as técnicas inovadoras de criação de gado desenvolvidas por Firmino de Paula". Dá pra acreditar?
A FOTO MAIS ANTIGA DE NOSSA CIDADE
A suposta “foto mais antiga de Cruz Alta” registra a senhorita Quitéria Verissimo Motta, filha do português Caetano Pereira da Motta (vide logo acima). Na ocasião, ela participava do baile de passagem da Villa da Cruz Alta à categoria de Cidade, em 26 de junho de 1879.
Informações gentilmente cedida por Marilia Castro Göttens, trineta do CPM.
Informações gentilmente cedida por Marilia Castro Göttens, trineta do CPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário