quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Curiosidades


Em um passado não muito distante, Cruz Alta sustentava a alcunha de "A pequena Paris", devido a sua arquitetura neo-clássica, inspirada na "belle epoque" francesa. Apelido um pouco exagerado, mas como podemos comprovar nessa belíssima foto da Rua do Comércio, nos anos 20, a cidade  realmente parecia possuir uma áurea clássica e romântica. Parece até cenário de filme, não? 


CURIOSIDADE:
O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
COSTUMAVA VIR PARA CRUZ ALTA VISITAR UM AMIGO
Como comprova a foto, o Presidente Americano THEODORO ROOSEVELT fez várias visitas ao Brasil, para aprender sobre sua fauna e flora (pelo menos essa é a versão oficial). O que pouca gente sabe é que, entre essas viagens, esse governante e estancieiro fez, até onde sabemos, pelo menos duas visitas na surdina (1904 e 1950), desviando seu roteiro para "dar uma banda" em Cruz Alta.
E PASMEM, SEUS PAPUDOS, AO SABER O MOTIVO: "Para conhecer as técnicas inovadoras de criação de gado desenvolvidas por Firmino de Paula". Dá pra acreditar?



A FOTO MAIS ANTIGA DE NOSSA CIDADE
A suposta “foto mais antiga de Cruz Alta” registra a senhorita Quitéria Verissimo Motta, filha do português Caetano Pereira da Motta (vide logo acima). Na ocasião, ela participava do baile de passagem da Villa da Cruz Alta à categoria de Cidade, em 26 de junho de 1879.
Informações gentilmente cedida por Marilia Castro Göttens, trineta do CPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário