quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CRUZ-ALTENSES ILUSTRES (Atualizado)

 MARGARIDA PARDELHAS    (Professora)
Nasceu a 4 de maio de 1886, na cidade de Porto alegre. Veio para Cruz Alta em 1904 como professora do Colégio Distrital, onde trabalhou até ser nomeada professora regente da 6ª aula Pública. Margarida Pardelhas fundou o primeiro colégio “de verdade” em Cruz Alta, no início do século XX, o Elementar Venâncio Aires. Foi diretora desse estabelecimento de ensino por dezenove anos, a partir de 1914.
Colégio Venâncio Aires (No século XIX era residência de Juca Annes Dias) 

Margarida Pardelhas foi professora de ninguém menos do que o escritor ERICO VERISSIMO, que assim a descreveu, na primeira parte do livro Solo de Clarineta, pag. 86 e 87: 

“Dona Margarida era uma espécie de Mênesis, temida pelos alunos vadios e respeitada e mesmo venerada pelos outros. Solteirona de estatura média, robusta mas não gorda, tinha um par de olhos claros e penetrantes, que pareciam ler nossos pensamentos mais recônditos, o lábio superior sombreado por um buço que, quando seu rosto estava sério ou irado, lhe acentuava a expressão de terribilidade. Sua voz era metálica e autoritária. Tinha, porém, um belo sorriso, que parecia reservar para seus eleitos, isto é, os alunos que se portavam bem em aula e se interessavam em aprender. Dona Margarida educou várias gerações de cruz-altenses. Pisava duro com seus sapatos de salto militar, e o ruído ritmado de seus passos era conhecido de todos, inocentes ou culpados. Quando ela entrava na sala de aula em que a desordem e a balbúrdia se haviam instaurado, todos se aquietavam de súbito, ao impacto de sua poderosa presença, e dali por diante reinava o silêncio. Sempre tive por essa grande educadora uma certa afeição tingida de temeroso respeito.”



GABRIEL ÁLVARO DE MIRANDA (Médico)
 Gabriel Miranda foi um divisor de águas no progresso da cidade. Nasceu em Corumbá, no Mato Grosso. Formou-se em Medicina em Porto Alegre e acabou exercendo-a em Cruz Alta, numa época em que só havia farmácias para tratar de enfermos, desde cirurgias arriscadas, exames e medicações.
Portanto, seu maior feito foi ter fundado, juntamente com outros médicos – entre eles, o ilustre Catharino Azambuja - o primeiro hospital cruz-altense, o São Vicente de Paulo, em 18 de maio de 1918.
O primeiro “São Vicente” funcionava em uma modesta casa, na antiga Praça São Jacob, onde hoje é o prédio da Corsan. Veja a foto abaixo:
 Mais tarde, tornara-se uma associação de caridade, e no dia 3 de dezembro de 1922, inaugurara seu primeiro pavilhão. (vide fotos abaixo)
 Depois foi construído o segundo pavilhão e uma capela ao centro do terreno.
 A título de curiosidade, veja como está o hospital hoje:





PRUDÊNCIO ROCHA (Jornalista e Escritor)
Nasceu em 11 de agosto de 1913. Destacou-se como jornalista, homem público, cidadão, esportista e pesquisador da história da Cruz Alta. Desde cedo, Prudêncio esteve ligado ao jornalismo. Primeiro, como cronista esportivo. Depois como diretor e proprietário de dois famosos jornais da cidade. Seu feito mais notável, talvez, foi ter publicado dois livros históricos sobre a cidade de Cruz Alta: "Terra de Pastores e Guerreiros" e "A História de Cruz Alta".
Prudêncio Rocha faleceu em 4 de maio de 1996. Como homenagem, o Auditório da Casa de Cultura leva o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário