sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cruz-Altenses Ilustres

LUIZE ALTENHOFEN
 
Altenhofen nasceu em Cruz Alta, 6 de julho de 1979. Essa "loira feiosa" é modelo, ex-miss, e apresentadora de televisão. Foi eleita Garota Verão do RS em 1996, representando nossa cidade. Foi Miss Brasil Internacional em 1998. Foi capa da Revista Playboy 2 vezes, em 2001 e 2006. Apresentou um programa no SportTV, o programa Band Esport e, atualmente, apresenta o programa Video News na Rede Bandeirantes.


SERYS SLHESSARENKO
 
Slhessarenko (Cruz Alta, 2 de abril de 1945), é uma política brasileira. Formada em Pedagogia e Direito. Fundadora do PT no Estado do Mato Grosso. Foi Secretária Municipal de Educação em Cuiabá (1986), Deputada Estadual do Mato Grosso em 1990 (reeleita 2 vezes consecutivamente). Foi eleita a primeira mulher senadora de MT em 2002 com votação recorde. Como se não bastasse, é reconhecida internacionalmente por sua atuação no senado federal. 
Ô mulherzinha invocada,  hein?

ZALTRON
Paulo Zaltron (Cruz Alta, 6 de julho de 1980), é jogador de futebol, atacante. Zaltron começou nas categorias de base do Grêmio no ano 2000. Do Grêmio, teve passagens pelo Bragantino (2002), Londrina (2003), Guaratinguetá, Barbarense (ambos em 2004), Ituano e Chapecoense (ambos em 2005) e Sertãozinho (2006), quando foi contratado pelo Avaí para a temporada 2007, após uma boa impressão causada por uma boa passagem pela Chapecoense.
Atualmente atua no Sanat Mes Kerman Football Club, no Irã.


 CATÊ
 
Marco Antônio Lemos Tozzi (Cruz Alta, 7 de novembro de 1973), é um ex-jogador de futebol brasileiro. Surgiu como uma das grandes promessas do futebol no início dos anos 90. Jogou na seleção de base do Brasil onde foi campeão Sub-17 e Sub-20. Jogou no São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Universidad Católica do Chile e Grêmio. Durante sua passagem pelo São Paulo, foi bi-campeão da Libertadores da América (1992/1993) e bi-campeão Mundial Interclubes (1992/1993). Atualmente trabalha como Técnico do Itinga (Maranhão).


FABIANO PEÇANHA
Fabiano Peçanha (Cruz Alta, 05 de junho de 1982) é um atleta basileiro especializado em provas de fundo. Pratica atletismo desde os 10 anos de idade e coleciona vários títulos nacionais e sul-americanos. Em 2003 levou medalha de bronze no Pan de 2003 e no Pan de 2007, no Rio de Janeiro. Disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, na China onde ficou na 16ª posição, indo para as semi-finais. No Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim, Peçanha também chegou às semifinais.


GERMANO SCHÜÜR
Schüür (Cruz Alta, 1 de julho de 1945) é um fotógrafo brasileiro. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente e já recebeu inúmeras premiações. Germano também é professor de Fotografia e ex-coordenador do Curso Superior de Formação Específica em Fotografia da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente coordena o Museu de Ciências Naturais e o Núcleo de Fotografia da Cidade das Artes da mesma Universidade. É professor de Fotografia nos Cursos de Comunicação Social e responsável pela disciplina Fotografia Aplicada à Biologia, visto que tem formação nesta área com pós-graduação em Ecologia Humana. Publicou o livro Ciências do Ambiente - Ecologia, em co-autoria, em 1978. Atualmente, reside em Nova Petrópolis, RS.


Vera Bublitz
   Vera Bublitz figura entre as maiores bailarinas e professoras de ballet do Brasil. Começou seus estudos de ballet clássico aos 6 anos na escola de Albertina Saikovska Ganzo, em Florianópolis, permanecendo até os 16 anos. Em 1964 fundou a Escola de Ballet Vera Bublitz na Cidade de Cruz Alta, RS. Cursou em 1973, no Teatro Cólon em Buenos Aires, Metodologia da Dança Clássica. Em 1978 participou de aulas no Andahazy Ballet Company, em Mineápolis, USA. Cursou, como assistente, aulas na School of American Ballet, em New York, com David Howard. Em 1979 transferiu-se para Porto Alegre, onde mantém 2 escolas de ballet, trazendo para participar de espetáculos ou ministrar aulas, bailarinos internacionais da Argentina, Colômbia, Cuba, França, Rússia, Dinamarca e Estados Unidos. Em 2000 foi a mentora do projeto Social “Fábrica da Dança”, mantido pelo Instituto Sociocultural Soarte, do qual é membro desde sua fundação em 1991.


Breno Amado Silva
    Foi estancieiro e romancista. Nasceu em Cruz Alta, 3 de julho de 1908, completando o Curso Primário na Escola Henrique Hostyn. Também trabalhou no Banco do Comércio, de Cruz Alta, tendo, como colega, ninguém menos do que ERICO VERISSIMO. Dedicou sua vida à pecuária e escreveu seu único romance “Leonor” durante as folgas de sua lida. Na verdade, somente após sua morte a família tomou conhecimento de que Breno era romancista. Acharam entre seus pertences 2 romances. Um completo e outro inacabado. A publicação de "Leonor" foi feita em forma de homenagem post-mortem.


Beto Barcellos (Músico, produtor, compositor)
    Luiz Roberto de Oliveira Barcellos é músico, compositor, intérprete, um dos fundadores do Grupo "Garotos de Ouro" e dono do Estúdio B (estúdio fonográfico). Beto Barcellos iniciou sua vida artística na banda AQUARIUS SOUND (a primeira banda de pop e rock de Cruz Alta) cuja qual, também fazia parte do conjunto, um certo Jorge Dorneles Madeira, pai de Henrique Madeira.
    Quanto aos prêmios que recebeu durante as 30 edições da "Coxilha Nativista", nem vamos nos dar ao mérito, pois, seria mais fácil tentar reescrever a Bíblia.
   Enquanto integrava o grupo nativista "Garotos de Ouro", como baixista e vocalista, Beto Barcellos compôs a canção "Barraca Armada", música que fez parte da 3ª Edição da coletânea "Galpão Crioulo" e acabou se tornando um dos maiores hits do grupo.
   Atualmente, Beto Barcellos dedica boa parte do seu tempo ao seu estúdio, gravando Jingles  para políticos, publicidade, carnaval, produzindo CDs para bandas de tudo quanto é tipo e estilo, desde os músicos de garagem, aos mais famosos na região e no estado.
   Como costuma-se dizer no meio artístico da cidade, músico cruz-altense que não gravou pelo menos uma música no lendário Estúdio B não é músico de verdade!!!

Paulo Lenuzza

    Paulo Vinícius Lenuzza foi poeta e contista. Nasceu em 28 de outubro de 1939. Foi buscar em sua terra natal a inspiração necessária para escrever seu único livro, chamado “Contos do Coração de Vidro”. 
   Após ter transferido sua residência para o Rio de Janeiro, trabalhou na Manchete e deixou tudo para entrar no ramo dos negócios. 
   Em 1985 foi vitimado por um enfarte, interrompendo uma promissora carreira literária. Sua família resolveu publicar seu único livro em homenagem à tão grande dedicação.


Rubens Dário Soares
   Foi poeta e funcionário público. Nasceu em Uruguaiana, em 6 de julho de 1919. Transferiu-se para Cruz Alta em 1946, exercendo atividades na famosa “Casa Carlan”.  Formou-se em Museuologia pelas Faculdades Unidades de Bagé, sendo Diretor do Museu Histórico de Cruz Alta e da Casa de Erico Verissimo durante 12 anos. Foi membro da Estância da Poesia Crioula e publicou as seguintes obras: “Madrugada Campeira”, “Cântico dos Pagos”, “Morada de Guapos”, “Terra Missioneira”, “Fogo de Chão” e “Minha Última Tropeada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário