segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cruz-Altenses famosos

ERICO VERISSIMO
Erico Verissimo (Cruz Alta, 05 de dezembro de 1905), foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, e um dos primeiros a conseguir viver da venda de seus livros. Escreveu a maior saga de nossa literatura "O TEMPO E O VENTO", dividida em 3 partes. Entre seus clássicos, figuram "Olhai os Lírios do Campo", "Clarissa", "O Resto é Silêncio", "Noite", "O Senhor Embaixador", "Incidente em Antares" e tantos outros.


SAINT CLAIR CEMIN 
UM DOS MAIORES ESCULTORES DO MUNDO
Pouca gente sabe mas, Saint Clair Cemin, um dos maiores escultores contemporâneos,  nasceu em Cruz Alta, em 1951. Estudou no Colégio Margarida Pardelhas, sendo alvo de pilhérias devido ao seu nome incomum. Deixou a cidade pouco antes de completar 20 anos. Saint Clair naturalizou-se americano, e divide residência entre Nova Yorque e Paris, onde cursou a École Nationale Superiore des Beaux Arts. Possui esculturas expostas nas principais capitais do mundo inteiro: Japão, França, Alemanha, China, E.U.A. e por aí se vai mundo à fora. Quê que acharam? 


JOSINO DOS SANTOS LIMA
Josino foi O MAIOR INTELECTUAL QUE ESSA CIDADE CONHECEU. Era literalmente louco... Descomunal... Multifacetado... Um homem a frente de sua época... E dizemos isso sem exagero algum. Está duvidando, é? Para termos uma vaga idéia, ele era inventor, professor, historiador, jornalista, poliglota, físico, matemático, astrônomo, farmacêutico, poeta, músico multi-instrumentista e compositor. Será que esqueci de algum item...?
OUTRO DETALHE IMPORTANTE: Desenvolveu todas essas habilidades por conta própria: era autodidata. Tomou, papudo?
Josino Lima nasceu em Cruz Alta em 18 de agosto de 1861. Sua vasta cultura justificava-se, também, pelo fato de ter uma biblioteca particular com mais de 8 mil livros. É autor do hino de Cruz Alta, escreveu 11 livros e foi responsável por instalar o primeiro cinema na cidade, em 1911.
Após sua morte, em 1938, seus livros foram entregues à Biblioteca Municipal de Cruz Alta, que leva seu nome, inaugurada em 1942.



PINHEIRO "Todo Poderoso" MACHADO
“O Fazedor de Reis”
Perdoem-nos pela falta de decoro, mas precisamos dizer que ESSE CABOCLO ERA MUITO FODA!!!!  Tinha essa aparência imponente, olhar ameaçador, tez cor-de-cuia e era um bugre de quase 2 metros de altura que fazia neguinho se mijar nas calças só de passar ao seu lado.
Além disso, foi o homem mais influente da política brasileira, ardoroso defensor do estabelecimento da República no Brasil. Durante sua ocupação como Senador da República (1890 à 1913), chegou a ditar os rumos da política do país.
Em outras palavras, ELE MANDAVA E DESMANDAVA no Brasil.
Por isso recebeu a alcunha de “Fazedor de Reis” e “O Senador de Ferro”. Nasceu em Cruz Alta, em 8 de maio de 1851 (sua casa ficava no local onde hoje é a Boite Bahamas e a Loja Franco Giorgi), e morreu assassinado com uma punhalada nas costas, em 1915.


JÚLIO DE CASTILHOS
"O pai do Rio Grande do Sul"
O patriarca do Estado nasceu em Cruz Alta (numa parte do território que se desmembrou e fez-se cidade que leva o seu nome), 29 de junho de 1860. Foi jornalista e político, responsável por redigir a Constituição Gaúcha praticamente sozinho, durante período que ocupou o posto de Presidente do Estado. em 1891. Consolidou sua ideologia política conhecida como “Castilhismo” e teve voz ativa durante quarenta anos. Sua influência teve grande impacto em políticos como Borges de Medeiros e Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário