terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lenda do Enterro de Dinheiro

   Quando Cruz Alta ainda não conhecia a luz elétrica (e toda a parnafernália que veio junto com ela), as ruas eram de terra socada, iluminada por lampiões de querosene, não havia automóveis, saneamento básico, nem banheiro dentro das casas, e, é claro, também não haveria de ter agências bancárias para garantir a segurança financeira das famílias. A primeira agência instalou-se por aqui somente em 1918, com uma filial do poderoso Banco Pelotense.
Assim era Cruz Alta no final do século XIX, lá pelos idos de 1890
Apenas por curiosidade, o mesmo local da foto acima nos dias atuais

   Pois bem. Sabemos também que Cruz Alta tem sua história marcada por muitas lutas e derramamento de sangue. O local da foto acima, por exemplo, foi cenário de muitas batalhas e tiroteios, inclusive, o capítulo "O Sobrado" de "O Tempo e o Vento" de Erico Verissimo, é inspirado em uma ocasião em que, no sobrado da esquina à esquerda dessa mesma rua, os Federalistas fecharam o cerco, e o ocorrido foi o mesmo descrito pelo nosso querido contador de histórias. Dizem que em nenhuma outra cidade do continente Americano morreu tanta gente degolada quanto em Cruz Alta. nem mesmo a Revolução Francesa vitimou tantas almas.

Vista panorâmica da cidade da Cruz Alta no início do século passado

   Feita a devida introdução, podemos imaginar que não era fácil manter o dinheirinho seguro naquela época. A qualquer momento do dia poderia chegar bandos de arruaceiros, aventureiros, inimigos políticos, saqueando botecos e casas que encontrassem pela frente, como muito ocorreu, de fato. De nada adiantava guardar o suado dinheirinho em baixo do colchão.
   A solução encontrada foi simples: depositar as economias em panelas de ferro e enterrá-las nos quintais, próximo de algum ponto estratégico.
   Passaram-se os anos, os prédios mais antigos foram sendo derrubados, e nas escavações para levantamento de arranha-céus, dutos e andares subterrâneos, dizem que muita gente encontrou panelas e mais panelas recheadas de patacões, libras esterlinas e moedas de ouro.
  É com muita frequência que se ouve por aqui, quando algum prédio vem abaixo, pessoas tencionando escavar o local em busca de algum tesouro perdido. Há pouco tempo, fomos informados por um operário que participou da demolição do Sobrado dos Verissimos, que ele havia encontrado uma quantia considerável de moedas antigas.
Sobrado dos Verissimos - construído pelo 
avô paterno de Erico Verissimo
  
    Sabemos também de outros casos verídicos, cujos felizardos não gostariam de ter seus nomes mencionados por aqui. Seja como for, essa é uma lenda muito afamada que, ao contrário da maioria, possui um tanto de veracidade. A chave confirma.

5 comentários:

  1. Quanto aos enterros de dinheiro, tudo que sei são as histórias que as pessoas contam, mas quando iniciaram as obras para construção do prédio do Sicredi no terreno antes ocupado pelo sobrado dos Verissimo, encontramos MUITO material arqueológico, principalmente de vidro e louça, utilizados no cotidiano da família. Infelizmente quando estivemos no local muita terra (e material arqueológico) já havia sido retirada, e o contexto arqueológico, destruído...
    O tipo de coisa que poderia ser evitada com um estudo arqueológico prévio, antes de novas construções em áreas antigas da cidade.

    O pouco material que conseguimos coletar no terreno segue guardado no hoje desativado Núcleo de Arqueologia da Unicruz, aguardando estudo...

    ResponderExcluir
  2. Cerca de 5 ou 6 anos atrás, lembro que o historiador Rossano Cavalari apareceu na redação de um jornal local que eu trabalhava, mostrando pedaços de louças e mais alguns artefatos portugueses que ele retirou dos escombros do sobrado.

    A demolição do sobrado histórico foi um crime. Um ato de covardia, irresponsabilidade e ignorância.

    Um abraço Jonathan!!!

    ResponderExcluir
  3. BAH ACHEI QUE FOSSE SÓ EM SANTA MARIA QUE DEMOLIAM PRÉDIOS ANTIGOS MAS PERCEBI QUE CRUZ ALTA SEGUE O MESMO CAMINHO, DIFERENTE DE CACHOEIRA DO SUL QUE CONSTRÓE OS PRÉDIOS ATRAS DAS CONSTRUÇÕES MAIS ANTIGAS CONSERVANDO A SUA FACHADA. UM ABRAÇO A TODOS!!

    ALEXANDRE
    E-mail: huberwarco@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Alexandre! Esse é o resultado da frouxidão da lei com a falta de bom-senso. Uma lástima!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. ouvi tantas historias que me encorajavam a ir em busca de encontrar uma panela de ouro ,do bau de ouro sobre as aguas onde ficava as correntes para fora ouro no poco. na esperanca de que oos espiritos guardioes vissem o pobre coitado e tivesse pena e me concedesse ..dizem que testam sua coragem ....abandonei deixa pra la ...quem nao gostaria de mudar de vida neh abracos

    ResponderExcluir