quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um belo exemplo de zelo ao patrimônio arquitetônico da cidade

    Depois da matéria que fizemos denunciando o descaso ao patrimônio arquitetônico da cidade, com o exorbitante número de mais de 20 prédios antigos que vieram abaixo somente nos últimos anos, mostraremos, aos poucos, a partir desta matéria, o outro lado da moeda. 
   Faremos uma relação dos prédios mais bem conservados.
   Começaremos pela Casa Morandini, o prédio melhor conservado da cidade. Foi construído em 1899 por Carlos Luiz de Vries. Vries era funcionário de uma empresa responsável por trazer alemães para colonizar um dos 219 distritos de Cruz Alta, chamado New-Württlerberg (atual cidade de Panambi). 
  Em 1900, Vries vendeu a casa para Lourenço Morandini, que contratou um famoso arquiteto da época, Valentin de Vit, responsável pelo arremate do prédio.
  Contemplem a imponência do prédio, que hoje abriga um cursinho pré-vestibular. Alguém acha que uma daquelas placas gigantescas que descaracterizam toda a construção traria alguma melhora?
Será que se os comerciantes de Cruz Alta preservassem seus prédios não granjeariam pontos a seu favor, como no caso desse prédio fantástico e inteligentemente preservado?

Isso se chama bom gosto.
Isso se chama decência.
Isso se chama consideração.
Isso se chama compromisso com nossa história.

   Agora, um último detalhe: Reparem neste toco de pedra ao centro da foto. O local está tão bem conservado, que até mesmo o esteio permanece por lá. Este toco se chamava "frade de pedra", usado para os cavaleiros estacionarem seus cavalos. O buraquinho ao centro do esteio servia para passar a corda, amarrando o animal.
   Este "frade de Pedra", infelizmente, é o único que restou, em toda a cidade, para contar a história. Que pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário