terça-feira, 10 de julho de 2012

Série - "Prédios do Século XIX" - Parte Final

Casa Sebastião de Oliveira
Construída em data anterior à 1900

Foto atual

Nos primeiros anos do século XX

Este prédio localizado entre a Avenida General Osório e a Rua Venâncio Aires possui as mesmas características da Casa Bueno (atual café de Minas), o que nos leva a crer que foram construídos na mesma época. Ademais, as pesquisas da arquiteta da Prefeitura, Joseane Pillar, também indicam que o prédio existiu no Século XIX.

Atualmente o prédio está à venda, o que significa risco de vida, pois o patrimônio não está tombado. Esperamos que o comprador seja um homem de visão e bom senso.



Livraria Centenária
Data de construção ignorada

Foto atual - Prédio tragicamente desfigurado
Prédio (à direita) nas primeiras décadas do Século XX

Além dos moldes em arco das portas e janelas, e dos pilares da platibanda, podemos afirmar que o prédio é do século 19 devido a uma reforma na fachada feita há alguns anos, onde pudemos comprovar que as paredes são feitas de estuque (Mistura de cal, barro e outros componentes rudimentares comuns até metade do século 19).

Eis outro péssimo exemplo de conservação, onde a descaracterização interna e externa denegriram seu valor arquitetônico.



Casa Pinheiro Machado
Data de construção anterior à 1851

Foto atual do prédio descaracterizado
Prédio nos anos 30

Aqui há uma incógnita: não sabemos se a residência onde nasceu o mais poderoso e influente político brasileiro fora demolida para dar lugar a este prédio, ou, a casa de moldes coloniais fora reformada. Caso as fundações do prédio sejam as mesmas, chegamos a uma data anterior ao nascimento do "Senador de Ferro".
Bem, vejam vocês, logo abaixo, uma foto do prédio colonial onde nasceu Pinheiro Machado, comparem com a foto dos anos 30 e tirem suas conclusões.
Casa nos moldes coloniais, como era no Século XIX



Sobrado Josino Lima
Construído em torno de 1862

 A foto atual dispensa comentários sobre sua arquitetura

 Arquitetura original, onde funcionava a Farmácia Philodema

O prédio que hoje abriga a Casa Brasília está totalmente descaracterizado, mas sua fundação é a mesma da antiga Pharmacia Philodema, do ilustre Josino dos Santos Lima. A data 1862 precisa o ano em que o pai de Josino se estabeleceu em Cruz Alta e construiu aqui várias casas e adquiriu vários terrenos. Provavelmente este prédio foi construído em torno desta época.

Na foto abaixo, podemos ver as vigas de madeira de lei que dividem o primeiro do segundo pavimento. Esta técnica arquitetônica era muito comum no Século 19, quando a madeira de qualidade era abundante.



Casa Pereira da Motta
Construída em data anterior à 1858


Este prédio está tão descaracterizado que já perdeu todo seu valor arquitetônico. Ele pertenceu ao português Caetano Pereira da Motta, que se estabeleceu em Cruz Alta por volta de 1840. Caetano entregou a casa para seu filho José, que aqui administrou a Pharmacia Motta.


Casa fundos Estação Ferroviária
Data de construção ignorada

Quanto a este prédio, tudo não passa de mera especulação e observação. Sabemos que esta região começou a ser povoada após a construção da Estação Férrea, em 1892, e os moldes em arco utilizados nas portas e janelas, bem como os da platibanda, são exatamente os mesmos encontrados em outras casas da mesma época. Além disso, as portas internas são sustentadas por grossas madeiras de lei, o que também era comum na arquitetura do Século 19. Confiram na foto abaixo:



Casa Velha
Data de construção desconhecida


Circulam rumores entre os populares que esta seria a casa mais antiga da cidade. A bem da verdade, não há registro algum que comprove tal teoria. É possível, sim, que a casinhola date do século XIX devido a sua rusticidade e as telhas irregulares feita nas coxas, semelhante a outras casas da mesma época ainda em pé, em Cruz Alta.




Cemitério Público Municipal Bom Jesus
Construído em 1862/1865

Em 1862 começou o processo de remoção dos túmulos do primeiro cemitério que existia onde hoje é a Igreja da Matriz para este novo local, muito distante das áreas centrais. Inaugurado em 1865, o Cemitério Público veio substituir o antigo, pois, o primeiro estava atravancando o rápido processo de urbanização das vias centrais.
Além de nos proporcionar uma exuberante e vasta arquitetura gótica dos antigos mausoléus, o local abriga túmulos bicentenários que datam os anos de mil setecentos e tantos.


OBS: São estes os prédios mais antigos de que temos conhecimento. Com certeza, há muitos outros que ignoramos. Se alguém tiver mais informações, favor, avise-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário