terça-feira, 12 de junho de 2012

Série "Prédios do Século 19" - Parte 12

Centro Republicano (Atual 9ª CRE)
Construído nas últimas décadas do Século 19

Foto atual - prédio remodelado nos anos 40 para abrigar o antigo fórum

À esquerda, o prédio com sua arquitetura original, em foto dos anos 20

Em verdade, há uma tremenda confusão nas datas de construção deste prédio histórico. A arquiteta da prefeitura credita a data de 1940, pois foi nesta década que o prédio foi remodelado para abrigar o fórum. Há também a data de 9 de julho de 1902, que assinala a fundação do Clube Republicano. A terceira hipótese, e a mais viável, é que o prédio já existia antes mesmo da fundação do clube republicano. Vejam a foto abaixo:


Nesta foto temos o referido prédio no círculo vermelho. No círculo amarelo temos o Hotel Brazil, que foi demolido em 1900. No círculo verde vemos a casa de Erico Verissimo antes da reforma de 1893. Portanto, a foto só pode ter sido batida no século 19. Ou seja, o prédio já estava lá antes do Clube Republicano.
Por fim, temos mais um ponto à favor. Uma foto publicada em um jornal da cidade pelo saudoso jornalista e pesquisador Prudêncio Rocha, onde ele identifica como sendo dos últimos anos do Século 19. O prédio referido está na seta azul.



Casa Vidal do Pilar Rosa
Construída em data ignorada

Foto atual. Prédio brutalmente descaracterizado.
Prédio original na seta verde. Em foto do século 19 - segundo o jornalista e pesquisador Prudêncio Rocha.

De fato, o prédio sofreu tantas modificações de gosto duvidoso e "nas coxas" que já não possui mais valor arquitetônico. Há, sim, um certo valor histórico, pois foi aqui que nasceu Isaltina Vidal do Pilar Rosa, em 1903, escritora e professora devotada. É autora do livro "Cruz Alta", publicado em 1981.


Casa Moura Ramos
Construída em data ignorada
Foto atual.

Arquitetura original em foto de 1922.

Esta residência pertencia ao Coronel João Davi de Moura Ramos, que foi degolado durante a Revolução Federalista de 1893. Aqui também viveu seu ilustre filho, Lucídio Ramos, fundador do PL (Partido Libertador) em Cruz Alta, aliado de Getulio Vargas. Foi eleito deputado federal por três vezes.
A casa também pode ser vista na foto do século 19 publicada por Prudêncio Rocha. Ela está na seta vermelha.


Abaixo, uma foto do início do século passado, onde podemos ver, pelo ângulo contrário, a casa Moura Ramos na seta vermelha, a casa da Isaltina Pilar está na seta azul e um pedaço do Centro Republicano na seta verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário