terça-feira, 5 de junho de 2012

Série "Prédios do Século 19" - Parte 11

Casa Cemin
Construção em torno de 1885


Nesta casa, saint Clair Cemin, um dos maiores escultores do mundo, viveu sua infância e adolescência. Devido a comentários do mesmo, durante uma entrevista que realizamos dois anos atrás, suspeitávamos que a construção datava do Século 19. Isso vem de encontro às informações colhidas pela arquiteta da prefeitura Josiane Pillar. Como curiosidade, Segundo Saint Clair, o interior da casa era ornado das paredes ao teto de figuras místicas e bíblicas, pintadas por um artista russo, tudo encomendado por sua avó. Além disso, a calçada externa, feita das pedras trazidas de Itaqui, ainda está lá. A saber, a calçada da cidade inteira era feita assim, no século 19.



Casa Borba
Construção em torno de 1880


A casa Borba também era outra especulação que veio de encontro às informações da arquiteta Josiane Pillar. Talvez a casa nâo seja tão antiga assim, pois, graças a um croqui de 1881, sabemos que a Rua General Osório não se extendia até essa aproximidade, apesar de que, havia sim, uma trilha e algumas casinholas por estas bandas. Mais duas coisas corroboram: A arquitetura é bem rústica e lembra o estilo colonial típico da época; e a referida calçada de lajes de Itaqui também está lá, devidamente preservada.

O Bolichão
Construído nos últimos anos do Século 19

Outro exemplo de suposição que veio de encontro às informações de Josiane Pillar. Há também alguns indicadores: Os telhados irregulares de barro, anúncios de jornais de época e os moldes da platibanda e das janelas de arco semelhantes a outras casas contruídas no mesmo período.

2 comentários:

  1. Belo trabalho de resgate da nossa história !!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Chrisk!!!

    Nossa intenção é catalogar todos os prédios de importância histórica e cultural do nosso município. Espero que consigamos!!! Fique ligada!!!

    ResponderExcluir