terça-feira, 15 de maio de 2012

Série "Prédios do Século 19" - Parte 9

Apesar de não sabermos a quem o prédio pertencia e não termos pistas concretas da data de construção, sabemos que o sobrado é do século 19. A foto abaixo, por exemplo, foi batida entre os últimos anos do século 19 ou os primeiros anos do século 20. A casa em questão está no círculo vermelho.


Há também uma foto da Praça da Matriz em torno de 1880/90 onde também se pode ver a construção ao fundo.

Nesta foto batida da torre da igreja, podemos visualizar melhor a quadra e o segundo pavimento que foi retirado com a reforma. Assim como as demais, a casa de antigo molde colonial fora engalanada com os traços da Art Nouveau.


Meia água da Presidente Vargas
Data de Construção: Antes de 1860

Meia-água é o termo empregado para designar o telhado com caimento único. As meias-águas eram, geralmente, construídas por famílias menos abastadas. Esta casa é totalmente feita com estuque (mistura de argamassa e cal) e, infelizmente, está cruelmente descaracterizada com essas plaquetas e as portas transformadas em vitrines.
sabemos que as meia-águas deixaram de ser construídas no século 20 - assim como o método de estuque -, e, por fim, temos um desenho feito em torno de 1850/1860 onde a referida residência aparece no círculo vermelho.

OBS: No desenho a casa parece mais fina. Assim o era mesmo. Foi feita uma pequena ampliação nos fundos há poucas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário