Construída em 1892/1894
É inegável que a construção da moderníssima (para a época) estação ferroviária de Cruz Alta mudou completamente o cenário cultural e econômico do município; devido sua privilegiada posição geográfica - no coração do Rio Grande - , e que gente de todas as partes do mundo cruzaram por aqui. Muitos, aliás, acabaram ficando. Imigrantes franceses, italianos, alemães, portugueses, e por aí vai.
As instalações foram construídas com o melhor que o final do século 19 podia oferecer: shopping center nos saguões, corredores espaçosos, estruturas de ferro tipo "mão-francesa" nas coberturas das plataformas e restaurantes típicos especializados.
Corredor de entrada
Bilheterias
As portas destas plataformas abrigavam diversos restaurantes especializados: Francês, alemão, italiano e assim por diante. E em todos eles só se falava o idioma referente à etnia de origem.
Em local reservado ao lado da estação, onde no século 19 funcionava a Praça Itararé e uma tropa de boleeiros (taxis de carroças e carruagens) disputava clientes à tapa, temos hoje uma das locomotivas que circulava na época. Um verdadeiro deleite para os apreciadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário