terça-feira, 1 de maio de 2012

Série - Prédios do Século 19 - parte 7

Casa Pereira da Motta
Construída em data anterior à 1858



Ao contrário do que todos dizem, esta casa não foi construída em 1932, como podemos ver no plano frontal do prédio. Veja foto abaixo:






Esta ampla residência pertenceu ao português Caetano Pereira da Motta, que aqui chegou em torno de 1820/1830. A fachada da quinta, ao lado direito do prédio, foi construída em 1858, portanto, a residência deve ter sido construída alguns anos antes. Com a morte de Caetano Pereira da Motta em 1893, a senhora Elvira V. da Motta herdou a residência, alugando a parte da esquina para o senhor Leão Ricachenevsky. Dizem que, em um momento de desespero pelo azar nos negócios, Leão ateou fogo no prédio, que teve uma parte de sua estrutura comprometida. Isso aconteceu nos primeiros anos do Século passado. A casa foi reformada.
Com a morte de dona Elvira, Diniz Dias, o Barão de São jacob, herdou a residência, transformando a construção de moldes coloniais nos belos traços da Art Nouveau que vemos hoje. Isso deve ter acontecido em torno de 1932 - motivo este da inscrição no frontispício.

Além disso, para corroborar com nossas informações, temos um desenho do prédio feito em torno de 1850/1860 e uma foto atual vista pela parte traseira. Pode-se perceber que o esqueleto é exatamente o mesmo. Compare:


Nenhum comentário:

Postar um comentário