terça-feira, 17 de abril de 2012

Série "Prédios do século 19" - Parte 6

Casarões da Venâncio
Ambos construídos em data anterior à 1893.

Casa esquina com Rua João Manuel

Casa residencial próxima à Igreja da Matriz

Graças a uma foto dos arquivos do fotógrafo Alfredo Roeber, batida em data anterior à 1893, sabemos que as duas casas em questão são do Século 19. Apesar dos rústicos talhes da Art Nouveau que por aqui tomara corpo somente nas primeiras décadas do Século XX, suspeitávamos das datas de mil oitocentos, pois, ambos os prédios não possuem tijolos, sendo construídos com estuque. A casa próxima à Igreja, inclusive, suspeitamos que tenha sido construída pelo lusitano Caetano Pereira da Motta, que aqui fixou residência em torno de 1820/30. Portanto, é possível que esta seja muito mais antiga do que poderia se supor.

Aqui temos um panorâmara das duas casas em questão, em foto de 1922. A casa de esquina no círculo vermelho e a segunda no círculo verde.
Já a foto batida em data anterior à 1893 - em ângulo semelhante - mostra claramente a casa de esquina e apenas um pedaço da casa nº 2.

E semana que vem tem mais!!!


Um comentário:

  1. Desculpe me meter, mas eu acho que meu comentário mais ajuda´ra do que atrapalhará mas a primeira casa, não é esquina João Manoel, e sim Venâncio Aires com Andrade Neves.

    ResponderExcluir