Meia água da Venâncio
Construída em data anterior à 1860.
Além de estar devidamente preservada, esta casinhola na Rua Venâncio Aires nos mostra claramente como eram as residências das classes baixas do século 19. Funcionava quase como uma kit-net da época. Era chamada de meia-água devida ao caimento único do telhado. Assim como todas as casas dos idos de 1800, ela foi feita em estuque (uma mistura de barro e cal), não possuía banheiro e suas portas eram sustentadas por madeira de lei.
Quanto a data, sabemos que a casa foi construída em data anterior a 1860, pois, o desenho abaixo foi feito a mando do historiador nordestino Hemetério Velloso em torno de 1850/1860 (Período em que ele viveu por aqui). De fato, a casa é mais antiga do que a própria rua, como podemos ver na linha verde destacada na foto. A meia água está no círculo vermelho e a Rua Presidente Vargas (que hoje corta o calçadão I e II) está na linha vermelha.
Como podemos ver nesta foto batida em torno de 1890, a ladeira da Rua Venâncio (então chamada de Rua da Igreja) era completamente deserta, rodeada de mata espessa; a rua de terra batida e sem calçadas. A meia água está no círculo vermelho.
Nas primeiras décadas do século 20 o trabalho de urbanização deu-se consideravelmente. Somente a meia água poderia indicar que se trata da mesma rua.
E semana que vem tem mais! Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário