terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Série "Prédios do Século19" - Parte 2

Infelizmente, quase todos os prédios construídos nos primórdios da nossa aldeia possuem uma desastrosa peculiaridade: eles foram construídos e vendidos sem documento algum. Até as primeiras décadas do Século XX, era comum os gaudérios adquirirem imóveis pela "palavra" - em uma época em que o gaúcho honrava o fio do bigode. Desse modo, a data de construção dos prédios nunca são confiáveis.

Casa Angelino Madeira
  
Este prédio situado na Rua Pinheiro Machado, ao lado do Banco do Brasil, insere-se no exemplo acima. Todavia, Paulo Madeira - primo deste que vos escreve -, repassou-me informações preciosas sobre os antepassados da família e, então, chegamos a este edifício, que pertenceu ao meu trisavô Angelino dos Santos Madeira, que nasceu em 1881. Portanto, apesar de que não podemos precisar uma data, sabemos que ele viveu aqui nas últimas décadas do século 19.

Uma curiosidade: Quem cruzar pela casa poderá observar que a calçada do século XIX, com lajes irregulares trazidas de Itaqui, fora preservada.

 Esta foto é do início do século XX, quando a Prefeitura iniciava o processo de saneamento básico  nas principais vias da cidade. A casa em questão está no círculo vermelho.

Atualmente, a casa está a venda, fato que põe em risco a integridade do patrimônio.
A série prossegue na semana que vem. Inté!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário