terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Série "Prédios dos Século 19" - Parte 1

Conforme prometido, começa hoje a série em que faremos um extenso levantamento de dados e especulações à respeito dos prédios mais antigos de Cruz Alta. E para começar com o pé direito, e já criando controvérsias, vamos fazer uma rápida análise deste prédio:

A Casa do Erico Verissimo

(Foto atual da Casa e Museu Erico Verissimo) 

Pois bem. Oficialmente, divulga-se que a casa onde o escritor Erico Verissimo nasceu foi construída em 1883. Acreditamos que a casa seja muuuuito mais velha do que se pensa, e vamos dizer o motivo.

* Primeiro: A casa foi construída em um sistema já em desuso em 1883. As paredes não possuem tijolos (exceto a fachada). Foram erguidas com uma argamassa feita com cal e entremeada por tábuas (Estuque) em um sistema semelhante ao (pau-a-pique). As demais casas que possuem este sistema (em Cruz Alta) foram todas construídas em data anterior a 1860. E todas as casas construídas após 1883 são de tijolos.

*Segundo: A foto abaixo foi batida em torno de 1878 e a casa já estava lá. Vejam no círculo vermelho.
(A foto deve ter sido batida em torno dessa época mesmo, pois, após 1885 foram colocados postes de lampiões nestas esquinas. E na foto não há sinais de postes).


*Terceiro: Para quem duvida da data da foto acima, podemos ver ainda que, no detalhe do croqui de Cruz Alta do ano de 1881 a casa também já estava demarcada. Vejam no círculo vermelho:
(A seta verde marca a Rua Gal. Câmara. A Seta amarela é a Rua Gen. Osório).



*Quarto: De acordo com a biografia de Erico Verissimo "Solo de Clarineta", assim ele descreve:

"(Sebastião) ganhou do pai uma farmácia bem sortida e uma residência ao lado (...) Transformou essa residência, de rústico estilo colonial, numa espécie de castelo da imaginação (...)"

Erico descreve a casa como "rústico estilo colonial", o que sugere "tempos remotos". Caso contrário (1883), Sebastião Verissimo teria ganho uma casa com cerca de 15 anos de existência, ou seja, quase que "semi-nova". Não é verdade?

Outras curiosidades:

Em seus primórdios, a arquitetura da casa de Erico não era como nós a conhecemos hoje. Era em estilo colonial mesmo!!! Vejam na foto abaixo, batida em data anterior à 1890:

Em 1893, foi realizada a primeira grande reforma (De acordo com documentação do IPAC), sendo colocado um portão de ferro na lateral direita e as duas portas da frente se transformaram em janelas. Vejam:


Por fim, em torno de 1910 foi feita uma segunda reforma (empreendida por Valentim de Vit e Dante de Vit), em que fora acrescentado uma peça ao fundo (cozinha e despensa), balcões tipo púlpito (no círculo vermelho) e várias linhas arquitetônicas que enfeitam a fachada, assim como a casa se encontra hoje:


Fiquem ligados. Terça que vem tem mais desta série em que mostraremos (ou revelaremos) à vocês, os prédios mais antigos de Cruz Alta.

2 comentários:

  1. Parabens pela dedicação e interesse ao revelar essas curiosidades. Cruz Alta é um ninho de reliquias, so precisamos entender um pouco mais para valorizarmos essa cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, guria!

    Falou pouco, mas falou bonito. Há muitas construções que cruzamos todos os dias e não temos a mínima ideia de quão antiga ela é.
    Continue ligada nesta série e terá grandes surpresas.

    Um abração

    ResponderExcluir