quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cruz-Altenses ilustres

Isaltina Vidal do Pilar Rosa (professora / escritora)
  Isaltina nasceu em 1 de outubro de 1903. Teve uma vida devotada ao magistério e descendeu de um dos primeiros moradores de Cruz Alta, o qual falaremos em outra ocasião. Começou com o Curso de Professores Primários, realizado na Escola Complementar de Porto Alegre, depois ingressou no Colégio Venâncio Aires, quando o prédio se localizava de fronte a Radio Cruz Alta, no Calçadão I.    
   Ali lecionou por  20 anos. Em 1933 foi convidada para dirigir uma escola de Porto Alegre, mas recusou para ficar na terra que tanto amava. Aposentou-se com 54 anos de serviço público. Isaltina residia no prédio onde hoje ocupa a Loja Transason, no calçadão I e é autora do livro "Cruz Alta", publicado pelos seus familiares em 1981 e que foi "prefaciado por Erico Verissimo. Segue trecho abaixo:

  • "Estou certo de que quem quer que no futuro venha a escrever sobre nossa gente, há de encontrar no teu livro informações preciosas. Acho que começamos a aprender a amar o Brasil amando primeiro a terra onde nascemos. E ouve esta advertência dum velho escriba: Os livros são como filhos - uma vez que pomos no mundo eles passam a viver vida própria e não nos pertencem mais".

3 comentários:

  1. Faço desta postagem a minha homenagem aos
    mestres que tinha como missão nos ensinar
    não por salário mas sim com a certeza que
    o saber e nossa maior riqueza!
    Salve,salve aos mestres com carinho!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Alcena.

    Veja só o exemplo da mestra Isaltina. Recusou boas propostas para contribuir em sua terra natal. Em 54 anos de magistério, nunca gozou das cinco licenças-prêmios que tinha direito e, como não pode ter filhos, adotou 10 meninas.
    Fundou um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), um educandário para órfãos e crianças carentes e foi vereadora por quatro anos.
    Devemos muito respeito a essa educadora de fibra!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza ela criou mais centenas
    de Isaltinas para nossa alegria!
    Com a mesma fibra e amor ao próximo!

    ResponderExcluir