quarta-feira, 6 de abril de 2011

Teatro Carlos Gomes - A primeira casa artística de Cruz Alta

    Segundo as pesquisas do historiador Rossano Cavalari, a notícia mais antiga sobre a tentativa de construir uma casa de teatro em Cruz Alta data de 1848. Em 1873 a Câmara também tentou adquirir terreno para o intento. Mas foi somente no final do Século XIX que, através da doações de fidalgos e ações entre amigos, que adquiriu-se um terreno de fronte a Praça Ipiranga (atual Firmino de Paula), na Rua Mariz e Barros.
   A construção teve início em 1897 e sua inauguração deu-se em 1899.


  Apesar de parecer pequeno, ele era extenso em profundidade, de tamanho regular para a época. Sua estrutura gozava de 18 camarotes de 1ª ordem, 19 camarotes de 2ª ordem; 136 cadeiras de primeira classe e uma galeria que comportava cerca de 100 expectadores. Sua construção custou a importância de 40 contos de réis.

Expectadores fronte ao teatro, em foto anterior a 1913.

  De acordo com anúncios de jornais da época, ali se apresentou diversos cantores e operetas internacionais e as melhores companhias teatrais da Europa e do Brasil.
  Infelizmente, o teatro foi demolido na década de 30 ou 40, para dar lugar a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

2 comentários:

  1. Ainda bem que mesmo que não tenha
    mais o teatro, tenha a história e
    fotos,documentos...
    Tem cidade que não sobrou nada da
    história do local!
    Um povo precisa de ter passado para
    se ter futuro!
    Parabéns!

    http://alcenacvc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Alcena

    Claro que lamentamos ver esses prédios históricos somente em fotos, mas não podemos viver só de passado. Felizmente, sobraram algumas fotos do teatro, mas ainda não encontramos nenhuma foto interna, que seria bem interessante.

    ResponderExcluir