quarta-feira, 2 de março de 2011

Como era a Cruz Alta do final do Século XIX – Parte II


 FORÇA PÚBLICA
A força pública do município era representada pela Polícia (Guarda Municipal) e o Exército (Guarda Nacional). A secção policial de primeira classe era composta de 17 praças comandados por um capitão subchefe. Contava com dois corpos de cavalaria de guardas nacionais e um batalhão de reserva com ativo de 2.101 homens.
 Corpo de polícia da Guarda Municipal
 Neste prédio, funcionou, no Século XIX, a Delegacia de Polícia, cadeia, juri, câmara de vereadores e prefeitura.
 Festividade fronte ao prédio da delegacia. Reparem o lampião à gás na esquina.
 Felizmente, a parte lateral do prédio ainda está em pé. A parte da esquina estava comprometida, sendo reconstruída em 1920. Esta é, supostamente, a construção mais antiga da cidade, datada de 1826.


ESTRADAS E RUAS
As estradas do município eram excelentes (para a época). Cruz Alta ocupa uma posição topográfica privilegiada, sendo, chave da região missioneira. Portanto, pela parte Norte possuía estradas para todas as localidades vizinhas. Dentro da cidade, haviam 16 ruas: sete principais, em direção Norte a Sul; e nove transversais, em direção de leste a oeste. Vale lembrar que todas as ruas da cidade não possuíam cascalho, eram de terra batida. Somente no início do Século XX fizeram calçar as ruas principais.
 Foto de data anterior a 1885. Muito barro nas ruas e nenhum tipo de iluminação pública. A casa no círculo vermelho, é, onde, mais de 20 anos depois, nasceu Erico Verissimo.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Poucos sabem, mas até o ano de 1885, Cruz Alta passava as noites no mais completo escuro. Somente após 15 de fevereiro de 1885, por sugestão do cidadão José Antunes Dias, a cidade passou a ser iluminada com postes de lampiões à querosene.
 Cruz Alta em 1890. Vários lampiões para iluminar as ruas.
 Cruz Alta em foto anterior a 1885. Sem lampiões nas ruas.
 
Além de diversos postilhões, possuía uma ponte sobre o Rio Ijuizinho, que era verdadeira obra de arte e uma das fontes de rendas municipais, ligando a cidade de Cruz Alta a Ijuí. A ponte tem 80 metros de vão e pesa cerca de 250 toneladas.

 CONTINUA...

9 comentários:

  1. Vocês dispõem de um ótimo acervo de fotografias antigas da cidade. E não há descrição que supere o poder dessas imagens em retratar a Cruz Alta do século XIX. Fico aguardando as próximas...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jonathan

    Devemos essas fotos aos esforços do jornalista Prudêncio Rocha, nos anos 80, e outras, ao oftalmologista e fotógrafo Alfredo Roeber, que está fazendo um belíssimo trabalho de resgate histórico.

    Seguimos garimpando!

    ResponderExcluir
  3. Conheço o projeto do Alfredo Roeber, e o acervo que ele conseguiu reunir é fora de série. Muito tem ajudado na minha pesquisa... Mudando um pouco de assunto, como não encontrei área de comentário no seu blog, Henrique, faço aqui uma observação. Ao ler o seu texto sobre literatura e cinema, tive uma agradável surpresa ao descobrir que não sou o único por aqui que aprecia o trabalho do Alan Moore. Aquele inglês sabe contar boas histórias...

    ResponderExcluir
  4. Impossível gostar de quadrinhos sem gostar daquele barbudo louco, né?
    "Do Inferno" é, na minha opinião, a melhor HQ de todos os tempos. Já perdi as contas de quantas vezes a li, e sempre descubro algo novo. A união de acontecimentos históricos e a profundidade de magia e teorias como "A Quarta Dimensão" tornaram a obra inigualável.

    Há outros quadrinistas talentosos como o Frank Miller e o John Byrne, mas foi esse neanderthal inglês que conseguiu provar que quadrinhos pode estar no mesmo nível da literatura.

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Gostei bastante de "Do inferno", mas tenho especial apreço por "V de vingança", talvez pela proximidade com George Orwell, que também gosto bastante. A bem da verdade, é difícil não gostar de qualquer roteiro escrito por Alan Moore.

    Há um documentário bastante interessante sobre ele, chamado "The Mindscape of Alan Moore", disponível para download na internet.

    ResponderExcluir
  6. Jonathan, acho que não me expressei direito. Eu disse "gosto" do Alan Moore?
    Sou fanático pelo cara!

    Tenho o documentário "The Mindscape", e mais alguns, que estão disponíveis no youtube. Gosto de "V de Vingança" tanto quando "Lost Girls" e a série "Monstro do Pântano".
    Watchmen também é irritantemente bem escrito.

    PS: V de Vingança é, descaradamente, sugado de Orwell. Mas o cara é o melhor roteirista de HQ, sem sombra de dúvidas, né?

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li "Lost Girls", mas o que ele fez ao recontar a história do "Monstro do Pântano" foi perfeito. Gosto muito do que ele faz quando "recria" personagens antigos, como fez com o monstro do pântano e "Miracleman", que depois o Neil Gaiman também escreveu... E Watchmen dispensa comentários...

    O cara é bom... o mais interessante dos roteiros dele é a descrição minuciosa que faz de cada quadro, de modo que o desenhista consiga visualizar exatamente o que o escritor imaginou. Não é pra qualquer um.

    ResponderExcluir
  8. muito interessante essas fotos de cruz alta, muito mesmo!!

    ResponderExcluir
  9. muito interessante essas fotos antigas de cruz alta, muito mesmo!

    ResponderExcluir